sexta-feira, 13 de maio de 2011

Rumo à Cidadela de Carcassonne

Castelo de Foix
Castelo de Foix
A viagem até Carcassonne contou com uma parada de 45 minutos em Foix, onde compramos queijo e cerejas em uma feira de comida, artesanato e roupas bem no centro da cidade. Ali pertinho, fica o Castelo de Foix, um castelo medieval construído a mais de 1000 anos. Infelizmente, o tempo era muito curto e não deu tempo de visitá-lo.

A Cidadela de Carcassone, localizada na região de Languedoc-Roussillon, é uma das mais conservadas cidades medievais. A cidadela conta com uma muralha dupla, e suas fundações revelam as mudanças arquitetônicas de vários períodos. Suas ruas estreitas contrasta com a imponência das muralhas, do castelo e da catedral amuralhada.

Cidadela de Carcassonne
Cidadela de Carcassonne
[/caption]Conta a lenda que o nome do lugar tem origem durante um cerco à cidadela fortificada durante o período medieval. Carcas era uma mulher e dizem que, no auge do cerco, quando os habitantes já estavam a mingua e as provisões no fim, ela jogou um suíno muralha abaixo, enganando os invasores que foram embora pensando restar ainda muitos mantimentos. Na comemoração tocaram os sinos e surgiu então o nome da cidadela: "Carcas" e "sonne" (tocar, em francês).

Muralha Externa
Muralha Externa
A cidade histórica e fortificada possui muitos restaurantes e lojas para turistas, com grande oferta de lembranças de estilo medieval, como cavaleiros, templários, castelos, dragões, armas e armaduras. O prato típico da região é o cassoulet, um tipo de feijoada, com feijão branco ao invés do feijão preto, e carne de pato e linguiça de porco. A feijoada é muito mais gostosa.

Visitar Carcassone é se perder nas inúmeras ruelas irregulares que cruzam a cidadela para, logo em seguida, se achar em algum outro ponto. O passeio por entre as duas muralhas, além de ser uma volta ao passado, também reserva surpresas e belas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário