Em Montepulciano, nosso ônibus não podia subir até a parte mais alta da cidade amuralhada e fortificada. Assim, para facilitar um pouco as coisas, nosso grupo de 26 pessoas - incluindo a guia local e o lider da excursão - acabou embarcando em um micro-ônibus local, que subiu com super-lotação até a piazza mais alta da cidade. Parecia que estávamos no metrô do Rio às 6hs da tarde. Pelo menos o pessoal estava animado. Descemos à pé pelas ruelas vendo as lojinhas e nos extasiando com a vista do alto da cidade.
Pouco depois da saída de Montepulciano, fizemos uma parada não programada no meio da estrada, para ver as amapolas floridas, que davam um tom vermelho aos campos verdes da Toscana.
Dali, seguimos até Pienza, onde almoçamos muiiiito bem. A Queensberry se superou nesta refeição incluída no roteiro. O primeiro prato era um ravioli de queijo com espinafre com molho de manteiga, bem leve e muito gostoso. O segundo prato era um risoto ao funghi, muito saboroso. Para quem quisesse, ainda tinha o queijo ralado. O terceiro prato era composto por carne de porco assada e cortada bem fininha, linguiça levemente apimentada e um outro corte de vitela. Tudo muito bom, farto e regado a muito vinho tinto da Toscana. Por fim, de sobremesa, um sorvete de limão. Ainda teve o cafezinho para fechar o almoço com chave de ouro. Depois deste almoço, demos uma volta à pé pelas redondezas para conhecer Pienza, terra do Papa Pio II.
Dali, seguimos para a última das cidades previstas no nosso tour do dia: Montalcino. Lá, tivemos uma degustação de vinhos do tipo Brunello na enoteca da fortaleza, datada do século XIV. Foram três os vinhos degustados:
Outro ponto alto da visita à fortaleza foi a subida à torre do castelo, de onde se tem uma vista de 360 graus da Toscana.
A volta, pelo Valle D'Orcia, manteve o pessoal acordado, tirando inúmeras fotos das belas paisagens da Toscana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário