quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Complexo de Montserrat

Complexo de Montserrat
Complexo de Montserrat
A visita ao Mosteiro de Montserrat surpreendeu. O lugar, incrustado entre picos ponteagudos nas montanhas da Catalunha, possui paisagens belíssimas. O dia ensolarado e a multidão anormal que passava por ali atrapalhou um pouco, já que muita gente sempre trás alguns transtornos, como as muitas filas. Outra ocorrência que atrapalhou um pouco foi que uma senhora que estava em nosso grupo teve a bolsa furtada durante o café da manhã, e o guia precisou ficar com ela para lhe dar uma assistência. Nosso motorista, o Moreira, quebrou um galho, mas nunca é a mesma coisa. Até porque ele tinha que prestar atenção na estrada sinuosa da serra que dá acesso ao mosteiro.

Mosteiro de Montserrat
Mosteiro de Montserrat
No Mosteiro de Montserrat, um coral de meninos cantores entoando hinos à Virgem Negra de Montserrat faz uma apresentação no altar à 1h da tarde. Chegamos ali cedo e ficamos esperando, mas realmente não vale a pena. São apenas 5 minutos e nem bonito é. Mais valia ter aproveitado o tempo para subir o Funicular de Sant Joan ou o de la Santa Cova.

Complexo de Montserrat
Complexo de Montserrat
Aliás, por conta da falta de tempo não pudemos fazer o passeio de nenhum dos funiculares, o que provavelmente teria sido bem interessante. O Funicular de Sant Joan te leva mais acima na montanha e impressiona a inclinação do percurso do trenzinho estilizado. Já o Funicular de la Santa Cova, ao contrário, desce a montanha, e embora também tenha percursos inclinados, não nos pareceram tão inclinados quanto o primeiro.

Saindo de Montserrat, seguimos viagem em direção à Andorra, um micro país situado nos pirineus, junto aos alpes, entre a Espanha e a França. Na chegada, fizemos uma breve parada na fronteira, a meu pedido, para tentar conseguir um carimbo de Andorra no passaporte. Não é que conseguimos mesmo? E de fato, o policial da fronteira, ao contrário dos policiais de diversos outros países, nos atendeu com um sorriso e simpatia impressionantes.

Infelizmente, ao contrário do céu azul de brigadeiro com que fomos brindados em Montserrat, em Andorra pegamos o tempo fechado e chovendo. Ainda assim, fizemos uma caminhada de reconhecimento pelas redondezas do hotel e aproveitando para jantar no restaurante Mamma Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário