sábado, 28 de maio de 2011

As Ruínas de Pompéia

O tour a Nápoles e Pompéia foi fraco. Acostumados ao nível de qualidade da Queensberry, este passeio não chegou nem aos pés daquele. Já sabíamos que não haveria guia brasileiro nem mesmo falando português. Mas o que não sabíamos é que seria a mesma excursão para todos os idiomas: inglês, espanhol e japonês.Registre-se aqui que haviam apenas duas pessoas falando espanhol e outras duas falando japonês. Ao mesmo tempo, haviam 8 brasileiros. Aliás, um consenso entre os brasileiros foi que o guia falava muito em inglês e muito pouco em espanhol. Recebemos menos informações?

Bem... A parte do tour por Nápoles foi inexpressiva. Todo o percurso foi feito dentro do ônibus e a única parada foi de apenas dez minutos para tirar uma ou duas fotos. Em seguida, nos levaram para uma loja de camafeus e corais. Ficamos lá por uma meia hora. Estava no programa, mas achamos totalmente dispensável.

A melhor parte do tour foi o almoço incluído, já em Pompéia. O primeiro prato era sopa ou spaghetti ao sugo. Escolhemos a segunda opção. O segundo prato foi um "rosbife" de porco acompanhado de batatas à dorê com um molho de pimentão por cima. Por último, de sobremese, salada de frutas. Tudo muito bom. A bebida não estava incluída, de forma que nós cinco optamos por uma garrafa de vinho Syrah da Sicília e água.

Panorâmica de Pompéia
Panorâmica de Pompéia

Pompéia e o Vesúvio
Pompéia e o Vesúvio
Após o almoço, entramos enfim no mundo de Pompéia. Nosso passeio pelas ruínas durou cerca de 3 hrs, mas poderia ter sido muito melhor aproveitado se tivéssemos recebido o mapa do lugar e se houvesse um guia específico para cada idioma - como ele tinha que repetir as explicações, demorava mais, omitia algumas informações e acabava por dispersar o grupo. Além disso, não tínhamos a liberdade de explorar as escavações. Ainda assim, vimos bastante coisa por lá.

Chegamos à Roma por volta das 8hs da noite e terminamos a noite com pizza e um bom vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário