O primeiro percurso do dia foi de ônibus até Voss. Ali, embarcamos em um trem turístico até a cidade de Myrdal, onde trocamos de trem, agora indo para Flåm. Este, ia subindo a montanha passando por cânions, fiordes, cascatas, etc., até chegar a Flåm. A paisagem era belíssima e o trem ainda faz uma parada para fotos em frente a uma cachoeira. O povo salta do trem, tira as fotos em uma plataforma-mirante e volta para o trem, para seguir viagem.
Eu já tinha lido sobre a combinação de trem e barco por essa região, passando por Flåm, em um post do Ricardo Freire no blog "Viaje na Viagem" e no post do Breno. É o Norway in a Nutshell, um percurso que pode combinar ônibus, trem e barco e que é um resumo da região dos fiordes noruegueses. Na época em que li os blogs e soube desse "Norway in a Nutshell", eu já tinha fechado a excursão.
Por isso, quando a guia nos falou que faríamos esse roteiro, fiquei super feliz!
Tivemos tempo livre em Flåm, uma pequena cidadezinha simpática encravada em meio aos fiordes, para almoçar e explorar o lugar.
O último trecho do nosso percurso do dia foi de barco, que pegamos ali em Flåm mesmo até Balestrand. Durante as cerca de 2 horas de percurso, o espaço na área externa do barco foi disputado, mesmo com a temperatura baixa e o vento gelado.
O engraçado foi que em um determinado momento, eu voltei para a área interna, peguei o celular e liguei o WIFI. Para minha surpresa, o barco tinha Internet grátis e tomadas em baixo das mesas! Coloquei meu celular para carregar e a minha mãe, quando vi que tinha internet, pegou logo o tablet e ligou para minha irmã. A conexão era tão boa que era possível falar super bem com audio e vídeo pelo skype.
A informação de que havia internet e tomadas a bordo se espalhou feito rastilho de pólvora pelo pessoal da excursão! Então, a área externa esvaziou e a interna se encheu de gente. Foi um silêncio total! Minha conclusão é que internet associada a esses novos e maravilhosos gadgets são mesmo um "sossega-leão"! E não apenas para crianças, mas para adultos também!!! :)
Desembarcamos em Ballestrand às 17 hs e nossas malas já estavam na porta do quarto. Deixamos as coisas no hotel e eu me separei dos meus pais para fazer um das trilhas naturais de Balestrand. Como já era bem de tardinha e aproximava-se o horário do sol se pôr, não quis arriscar em uma trilha longa, assim fiz um percurso menor, de uns 4 a 5 km, em um circuito.
No meio do caminho encontrei umas ovelhas que devem ter me achado um ET, tal a forma com que olharam fixamente para mim! E no finalzinho da trilha ainda peguei uma chuvinha, nada muito forte.
A trilha foi legal, mas fiquei controlando muito o tempo e a distância, e não quis arriscar, mas acho que alguma das trilhas deve levar até o alto do morro, onde deve ter uma vista fabulosa.
Cheguei de volta ao hotel às 7:30 PM, ainda em tempo de ver o espetáculo de cores do pôr do sol no céu. Parecia até uma aurora boreal! À noite tivemos mais uma refeição incluída. Foi mais uma confraternização do grupo.
Como vocês puderam ver, o dia foi longo e não sobrou muito tempo para o blog, por isso estou atrasada com ele, mas vamos em frente conhecer mais um pouquinho da Escandinávia e da Rússia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário