No city-tour, visitamos os principais pontos turísticos, históricos e arquitetônicos da cidade, apreciando a Praça da Prefeitura, a Fonte Gefion, a Pequena Sereia, a Igreja de Grundtvig, o imponente Palácio de Christianborg e o Palácio Real.
Incrível como o povo se aglomera ao redor da Pequena Sereia. É um monumento simples, sobre uma pedra, na beira do mar, mais ou menos do tamanho da estátua do Carlos Drummond de Andrade, sentado ali em Copacabana, no Rio de Janeiro. O incrível é que, da mesma forma que os óculos de Drummond foram roubados inúmeras vezes, a estátua da Pequena Sereia também já sofreu com a ação dos vândalos, e já foi até decapitada! Sim! Já roubaram a cabeça dela, que obviamente foi reposta.
A estátua, que este ano completou 100 anos, representa a Pequena Sereia do conto infantil publicado em 1837 pelo dinamarquês Hans Christian Andersen, em que a sereia se apaixona por um príncipe que salvou do afogamento, mas para viver com ele precisa se transformar em uma jovem por meio de um complicado feitiço.
Mesmo com o pouco tempo de parada em cada um dos locais, consegui ainda testar o efeito cascata na Fonte Gefion, que foi construída em 1908 por Anders Bundgaard e mostra a deusa Gefion dirigindo seus bois para puxar o arado. Na mitologia nórdica, o rei sueco Gylfe ofereceu à deusa Gefion uma grande parte da Suécia caso ela conseguisse arar em um dia e uma noite. Ela então transformou seus quatro filhos em grandes bois de modo que pudesse completar o trabalho. Bem, voltando ao mundo da fotografia, consegui o resultado ao lado usando 3 filtros ND (+8, +6 e +2) sobrepostos combinados a uma exposição de 1 segundo.
Nosso city-tour terminou no canal Nyhavn, de onde saem os barcos para os passeios pelos rios e canais de Copenhague. Chegamos a ver os preços, mas como o tempo estava fechando e já estava passando da hora do almoço, resolvemos sentar em um dos inúmeros bares e restaurantes do canal e comer alguma coisa. Terminou em pizza e cerveja!
No caminho, fomos abordados por uma moça que, junto com uma equipe incluindo cinegrafista, estava apresentando e oferecendo amostra de produtos de beleza sem cheiro: cremes, desodorantes, etc. Ela começou a falar em dinamarquês, e quando percebeu que não estávamos entendendo nada, mudou para o inglês. No final das contas, saímos de lá com vários produtos, totalmente grátis!
Voltamos para o hotel pela rua de pedestres, atravessando o centro da cidade e parando em um mercado de pulgas e nas lojinhas e magazines pelo caminho.
Amanhã estaremos à bordo do navio para a Noruega, então pode ser que não tenhamos post. Assim que possível, volto com mais notícias!
Nenhum comentário:
Postar um comentário