domingo, 22 de setembro de 2013

Castelos do Norte da Dinamarca e Navegando por Mares Vikings

Kronborg Slot
Kronborg Slot
Deixamos Copenhague logo depois do café da manhã rumo a 2 castelos no norte da Dinamarca. O percurso até lá foi pela Riviera Dinamarquesa, e pudemos ver as várias mansões e belas casas da costa. Infelizmente, o sol não estava brilhando no céu, que permanecia nublado.

Seguimos no ônibus até o Castelo de Kronborg, onde tivemos uma visita interna guiada pela guia local Fátima. A área do castelo cobre uma área de cerca de 16 quilômetros quadrados e, localizado em uma das entradas do Mar Báltico, é um dos mais significativos castelos renascentistas da região. Ele é também o mais famoso castelo dinamarquês, conhecido mundialmente por conta da obra Hamlet, de Shakespeare. De acordo com nossa guia, parte da obra foi inspirada em eventos ocorridos no Castelo de Kronborg.

Kronborg Slot
Kronborg Slot

O Castelo de Kronborg remonta à Idade Média. Do castelo, os homens do rei controlavam a passagem de navios mercantes e cobravam pedágio na forma de impostos para o rei.

Frederiksborg Slot
Frederiksborg Slot
Após a visita, seguimos para outro castelo, o Frederiksborg Slot. Desta vez, a visita era apenas pela parte externa do castelo. Situado em Hillerod, esse outro castelo renascentista foi construído nas primeiras décadas do século 17 pelo rei dinamarquês Christian IV. Este é um verdadeiro castelo, daqueles visto em filmes da Idade Média e com direito a fosso, pontes e lago e jardins. Desde 1878, o Frederiksborg Slot é o Museu de História Nacional, contando a história da Dinamarca desde a Idade Média até o século 21.

Frederiksborg Slot
Frederiksborg Slot

Pearl Seaways
Pearl Seaways
Nosso almoço foi um piquenique em frente ao castelo. Dali, voltamos para Copenhague, diretamente para o cais onde embarcamos no navio Pearl Seaways rumo à Noruega (nosso mini cruzeiro de um dia). Detalhe: esta é a última semana deste tipo de mini cruzeiro.

No navio tem Duty Free, mas achamos curioso que os preços estavam em DKK (cronos dinamarqueses). Cheguei à conclusão que a melhor forma de pagamento no navio é o cartão de crédito. Embora eles aceitem euros (somente notas, não moedas), o troco vem sempre em cronos dinamarqueses. E como não voltamos mais para a Dinamarca, não é negócio receber troco em cronos.

Ah! Tem Internet no navio - somente no deck 7. Não é lá grandes coisas, mas dá para quebrar um galho… Nossa cabine é um ovinho! Incrível como conseguiram colocar 4 camas e um banheiro em um espaço tãaao pequeno! Mesmo levando em conta que são 2 beliches!

Enfim, nosso navio zarpou e logo logo já estaremos na Noruega!

PS: O post será atualizado com as fotos assim que eu voltar a ter uma internet que permita o upload de fotos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário