É, pessoal! Estou meio atrasada, o que geralmente acaba acontecendo em viagens, ou por falta de acesso à Internet ou, neste caso, por correria mesmo. Bem, aí vai o post do dia 23/09!

Nascer do Sol

Nascer do Sol
Nosso navio, o Pearl Seaways, que zarpara às 4:45 PM do dia anterior, chegaria em Oslo somente às 9:45. No entanto, acordei cedo para ver o nascer do sol lá do deck. Subi de pijama mesmo (moletom é bom para essas coisas).

Cabine
Vou ficar devendo a foto da nossa minúscula cabine com a terceira cama aberta. Por falta de espaço, eu só a abri quando fui dormir e a fechei logo que levantei. Mas mesmo com ela fechada dá para ter uma ideia de como é pequeno o espaço. Precisavam ver o banheiro.
Outra coisa surreal foi ver que as piscinas ao ar livre do navio foram utilizadas!!! Tudo bem que elas são aquecidas, mas são ao ar livre!!! E o vento estava de matar! Acreditam que eu vi uma família (!!!!) usando uma das piscinas??? Pai, mãe grávida e filhinho de cerca de 1 ano!

Parte do grupo na saída do navio
O navio chegou ao porto de Oslo às 9:45, como planejado. Imediatamente, saímos e, logo após identificar nossas malas - elas não foram conosco, foram colocadas em um conteiner do navio e nós embarcamos só com uma mala de mão -, embarcamos em nosso ônibus com destino a Lofthus.
O percurso até lá foi longo, e muito bonito! Margeamos muitos lagos, rios, vales e campos de altitude. Enfim, paisagens fabulosas que ainda estavam realçadas pelo sol. Aliás, apesar do sol brilhar no céu, nosso ônibus indicava que, lá fora, a temperatura variava dos 8 aos 14 graus!

Início de outono
Por um longo percurso, passamos por uma área cheia de árvores coloridas com o primeiro dos tons de outono: o amarelo alaranjado!
Com o tempo aberto, o céu azul e o sol brilhando, o que parece ser uma raridade por aqui, dava ainda para ver as montanhas ao fundo da paisagem, com os picos cobertos de neve. De tão branquinha, ficamos desconfiados de que havia nevado recentemente lá em cima, e nosso motorista confirmou que havia nevado na semana anterior.
Com tantas paisagens lindas e diferentes do que estamos acostumados a ver, o que mais se ouvia no ônibus eram os cliques das máquinas fotográficas. Parecia um tour de fotógrafos! :)

Paisagem da estrada

Gramínea no telhado
Pelo caminho vimos diversas casas com uma espécie de gramínea no telhado. De acordo com nossa guia Sílvia, isso é comum por aqui, uma vez que evita o acúmulo de neve no telhado.

Campos de altitude
No percurso fizemos 4 paradas, uma a mais do que o previsto. Foi uma parada de emergência, causada pelo consumo de cerveja! :) O sorrisinho aí ao lado é porque a parada foi muito bem vinda, já que proporcionou a todos lindas fotos do lugar, belíssimo, onde nosso motorista encontrou um acostamento. O pessoal ainda aproveitou para tirar uma foto do grupo, em meio ao frio e à paisagem a la "campos de cima da serra"! Estavamos em meio aos campos de altitude. Fico devendo essa foto (está com a fotógrafa oficial do grupo - e não sou eu!)
Uma das paradas foi em Geilo, cidade com a maior das estações de esqui da região. O interessante é que essa região na área dos fiordes costuma receber turistas o ano inteiro. Durante o verão, a procura é por caminhadas, para relaxar e para apreciar a natureza. No inverno, a procura é pelos esportes de inverno, como o esqui.

Paisagem da estrada

Cachoeira em Voringsfossen
Na parada para almoço, comemos apenas um cachorro quente. Os preços aqui na Noruega são muiiiito altos!!! E como tínhamos jantar incluído no hotel, ficamos no hotdog mesmo.
Fizemos ainda uma parada em Voringsfossen, uma cachoeira muito bonita que fica em meio a um canyon.
Chegamos ao nosso hotel, o Ullensvang, por volta de 18:45. O sol já havia se posto, mas ainda tínhamos luz! Deixamos as tralhas - malas, bolsas, sacolas, mochilas, etc - no quarto e saímos para aproveitar o resquício de luz do dia.
Nosso jantar foi cedo, às 19:30, uma vez que estamos no finzinho da temporada. Os almoços com o grupo tem sido bem legais. A confraternização é sempre alegre e rende boas lembranças.
Dali, ainda fui dar uma volta pela área externa, o que rendeu algumas boas fotos noturnas do lugar.

Foto noturna do Hotel Ullensvang
PS: Mais fotos em breve...