quarta-feira, 18 de julho de 2012

Mais um city-tour e aprendendo tcheco

Igreja de Nossa Senhora da Vitória
Igreja de Nossa Senhora da Vitória
Dia 18 tivemos o segundo city-tour em Praga. No tour, visitamos o bairro de Hradcany, a Pequena Praga, e a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, com a imagem do Menino Jesus de Praga. Dali, atravessamos a ponte Charles e seguimos pelo antigo bairro judeu.

O bairro judeu foi transformado em gueto durante a primeira guerra mundial. De acordo com as explicações fornecidas pela guia do city tour Dagmar, dos judeus que não fugiram, em torno de 85% morreram na guerra ou em campos de concentração. Após a guerra, as construções, antigas casas dos judeus, foram todas demolidas, restando apenas a sinagoga e o cemitério. No lugar foram construídas novas residências, que estão lá até hoje.

Praça da Cidade Velha
Praça da Cidade Velha
Do bairro judeu, seguimos até a torre da prefeitura, na praça da Cidade Velha (Old Town Square), e próximo a nosso hotel. Ali terminou nosso city-tour.

Vale aqui mencionar duas curiosidades linguísticas mencionadas pela Dagmar. O tcheco é um idioma daqueles onde a expressão "está falando grego" é perfeitamente aplicável. Seguem dois exemplos, o primeiro de enrolar a língua e o segundo é uma frase inteira sem uma única vogal.

Tři sta třicet tři stříbrných stříkaček stříkalo přes tři sta třicet stříbrných střech (333 perdizes de prata sobrevoam 333 telhados de prata)

Strč prst skrz krk (enfie o dedo pela garganta)

Bizarro, não? Agora procura no YouTube a pronúncia! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário