Ali, a Fortaleza de Sacsayhuaman irradia paz e tranquilidade, e é possível observar as enormes rochas de até 4 metros de altura utilizadas em sua construção. O detalhe é que percebe-se que algumas partes foram reconstruídas recentemente, em uma restauração. A questão é que, na época em que a Sacsayhuaman foi construída, não havia tecnologia nem equipamentos para colocar as pedras onde estas foram colocadas. Atualmente, no entanto, com toda a tecnologia e equipamentos disponíveis, preencheram os espaços que faltavam com pedras pequenas!
O segundo lugar que visitamos foi Tambomachay, onde se encontram fontes consideradas de água sagrada e onde eram realizados cultos à divindade da água como elemento de vida e saúde. Esta visita foi meio fraquinha... Você anda uns 300 metros até umas pedras com umas fontes.
A terceira parada foi Pukapukara, uma antiga fortificação de onde vigiavam a entrada na cidade.
A quarta e última visita da manhã foi Q'enqo, o antigo templo do Puma. Embora pequeno, este último templo possui belas paisagens e permite algumas fotos interessantes.
Também nos levaram a uma loja que vendia roupas de várias qualidades de alpaca e onde explicaram como distinguir a alpaca legítima da sintética. Até mesmo a alpaca legítima tem distinção: a baby-alpaca - feita com a primeira tosa da alpaca - é mais macia do que as outras. Também tem os casos de mistura, parte alpaca parte sintética ou parte alpaca parte seda. Esta última é muito usada para confeccionar pachiminas mais leves, para locais não tão frios. Aliás, o peso é uma característica da alpaca verdadeira. Quando há muito tecido sintético, a peça fica mais leve.
Pela tarde, nos levaram a um citytour pela cidade de Cusco. Não achei muito interessante. Começa com a ida à Igreja e Praça de San Blas, que possui vista panorâmica da cidade. Em seguida, nos levaram ao Mercado de San Pedro, onde se vende de tudo, desde artesanato até frutas, legumes, ervas, carnes, pão, todo tipo de comida. É meio chocante ver uma enorme quantidade de carne ali pendurada, sem proteção ou higiene.
Em seguida, visitamos o Convento de Santo Domingo Del Cusco, construído sobre o tempo de Qorikancha, que fica bem em frente ao Hotel Libertador del Inka, onde estávamos hospedados.
A última parada do city-tour era na Basílica Central, localizada na Plaza de Armas. No entanto, o guia falava um espanhol meio enrolado e não estávamos com disposição para mais uma visita a igreja... Assim, nos desligamos do grupo e fizemos um passeio por perto do hotel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário