Pegamos o ônibus para Machu Picchu em frente ao hotel e às 7hs já estávamos na fila para subir Huayna Picchu. Logo na entrada, é preciso mostrar o ingresso e o passaporte e assinar o livro, preenchendo também idade, nacionalidade e horário de entrada. Entrei às 7:12.
A subida é por uma longa e interminável escadaria, com alguns degraus mais baixos e muitos mais altos. E a medida que se sobe, piora! E dali, quanto mais o coração bate e o fôlego acaba, já vamos tendo uma idéia de quão difícil será a volta.
Ao chegarmos lá em cima, no entanto, o tempo estava todo fechado e tudo o que víamos eram nuvens para todos os lados. Pouco a pouco, as montanhas à volta e a cidade perdida dos Incas foram surgindo em meio às brumas em um cenário meio mágico, meio místico.
À medida que as nuvens se dissipavam, os penhascos surgiam tão íngremes e súbitos que dava até vertigem! E depois para descer? Não é a tôa que muitos consideram a descida de Huayna Picchu pior do que a subida! Os degraus lá no topo são bem estreitos e curtos, e não há muito lugar onde se apoiar. Em muitos trechos, o apoio é o degrau de cima. A escadaria, íngreme, fica em meio a um desfiladeiro. Uma bobeada, e uma tragédia pode acontecer facinho. Na decida, não há como não olhar para baixo, e ao fazer isso, tudo o que se via era a mata da base da montanha, os desfiladeiros, Machu Picchu e o Rio Urubamba, lá embaixo, bem lá embaixo.
Cheguei de volta à entrada de Huayna Picchu às 9:40. A partir daí, ficamos explorando Machu Picchu. Passamos pelo Observatório astronômico "Intiwatana", pelo Templo de las Tres Ventanas, pelo Sector de los Templos, pelo Sector Agricola Oeste, pelo Acesso principal a la Ciudad Inka e pelo Recinto del Guardian, entre vários outros lugares.
Próximo ao Recinto del Guardian, encontramos um grupo de brasileiros e ficamos ouvindo parte das explicações do guia. Ele mencionou que já houveram 9 acidentes fatais em Huayna Picchu.
Deixamos Machu Picchu por volta do meio-dia e almoçamos em Águas Calientes. Ainda passeamos pela cidade antes de seguir para a estação de trem e embarcar para Poroy. A viagem de trem demorou 3:40 hs. Somado ao traslado, chegamos ao hotel somente às 17:50 da noite, super cansados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário