Fizemos conexão em São Paulo para o Rio de Janeiro. Esse trajeto foi o mais chato, já que tivemos um atraso de 1 hora e 40 minutos. Considero muito tempo, principalmente se considerarmos que o vôo dura 40 minutos!
O ponto positivo foi que pudemos fazer alfândega no Rio de Janeiro, ao invés de em São Paulo. Não entendi direito qual a regra... Talvez isso seja possível quando se viaja pela mesma companhia aérea, quando o destino final é o Rio de Janeiro e quando o trecho de vôo interno é feito pelo terminal internacional. A questão é que essa falta de clareza gerou certa confusão com vários outros passageiros.
Já a parte descontraída do dia ficou por conta dos pilotos do vôo Lima - São Paulo. Ainda no Peru, o comandante anunciou que os passageiros do lado esquerdo da aeronave poderiam avistar o famoso Lago Titicaca, ao que o outro piloto completou: "e os passageiros do lado direito da aeronave podem avistar... nuvens!". Mais tarde, o comandante voltou a dizer que estávamos sobrevoando La Paz, mas que não era possível avistá-la devido ao tempo encoberto, ao que o outro piloto voltou a completar: "Assim, os passageiros continuam avistando... nuvens". Talvez fosse uma estratégia para aliviar a tensão e desviar a atenção da turbulência que nos acompanhou em grande parte da viagem, interrompendo o serviço de bordo por diversas vezes. E creio que funcionou... pelo menos para os brasileiros que riram bastante com o bom humor da tripulação. Já os estrangeiros, não devem ter entendido nada...