Fechamos a excursão, compramos as passagens aéreas, começamos a pagar e a pesquisar sobre os lugares que visitaríamos... E não é que, logo na semana seguinte à visita do Papa, me ligaram avisando que a operadora estava com dificuldades em "operacionalizar" o trecho referente aos países bálticos? Enfim, nos deram 2 opções: poderíamos seguir com nosso roteiro original - neste caso, o trecho da escandinávia seria em excursão e o trecho dos países bálticos seria em regime forfait -, ou substituíamos o roteiro por Escandinávia e Rússia, que se inicia na mesma data e tem o mesmo número de dias. Nos dois casos, a operadora arcaria com todas as despesas adicionais (diferença no valor do roteiro, alteração do vôo, etc).
Bem, não teve muita discussão... Rússia, aí vamos nós!
Agora falta pouco mais de 2 semanas: 17 dias! Sabe como é, quando as férias estão chegando, entramos em contagem regressiva! Nem bem terminará meu último dia antes das férias e eu já estarei pegando o vôo rumo à Europa. A volta vai ser no mesmo esquema corrido: é chegar no Rio, passar em casa, tomar um banho e seguir para o trabalho... Descanso? Sempre digo que precisava ter férias das férias! hehehe :)
Nossa viagem está planejada para começar no próximo dia 11 de setembro. Vamos encarar um vôo até Copenhague com escala no Charles de Gaule (Paris). Em Copenhague, pegaremos o trem até Malmo e o ônibus até a casa da minha irmã. Vamos passar uma semana lá antes de nos juntarmos à excursão em Copenhague.
Já estou me preparando psicologicamente para a correria da excursão, ainda mais uma que passa por tantos lugares em tão pouco tempo (duas semanas e meia). Faremos um mini-cruzeiro da Dinamarca até a Noruega, visitaremos os famosos e espetaculares fiordes noruegueses, atravessaremos a Suécia até Estocolmo e ali embarcaremos em outro mini-cruzeiro até Helsinque, na Finlândia. Dali, seguiremos para São Petersburgo e, depois, para Moscou!
Só de fazer algumas pesquisas na internet sobre os fiordes noruegueses já achei pouco tempo... São tantos lugares fantásticos, tantas possibilidades de passeios... ah, deixa pra lá. Depois eu conto como foi!